segunda-feira, 14 de maio de 2012

Imoral e perigoso

Gestores do PSI-20 ganham 44 vezes mais que os trabalhadores

Há alguns anos, o historiador Niall Ferguson - insuspeito de ser de esquerda - afirmava, perante uma notícia em tudo semelhante a esta, mas respeitante aos EUA, que não seria surpreendente que, em face de tamanha disparidade de rendimentos, os cidadãos se pudessem sentir tentados a apoiar um qualquer demagogo do calibre de Hugo Chavez.
De facto, para além deste fosso ser moralmente afrontoso, torna a sociedade demasiado desequilibrada, logo menos coesa, potenciando o confronto entre uma pequena cúpula, fechada no seu casulo dourado, e as  bases, cada vez mais empobrecidas. Se estas elites, ao invés de se entreterem a gastar milhões com uma voragem nova-rica, se dedicassem mais a ler livros de História, decerto perceberiam que estão a construir o seu próprio cadafalso, empurrando as multidões para os braços do primeiro populista que lhes venha falar dos amanhãs que cantam e que reclame a cabeça dos ricos como condição para a felicidade geral.
Como dizia Disraeli, primeiro-ministro conservador da rainha Vitória, do qual, estou certo, a maioria destes senhores nunca ouviu falar,  "The palace is not safe when the cottage is not happy".

Sem comentários: