domingo, 17 de julho de 2011

Rude Britannia

O escândalo das escutas que presentemente abala o Reino Unido envolvendo, segundo se suspeita, o próprio chefe da Metropolitan Police, é mais um exemplo da degradação da sociedade britânica. No ano passado foi a vez dos parlamentares, representantes da mais sólida e emblemática instituição inglesa, contribuirem para o desastre com o desprestigiante caso do financiamento público de despesas pessoais. Nas ruas, a violência expande-se, fazendo do país o mais violento da Europa. A imagem típica do inglês deixou de ser a do gentleman e passou a ser a do Asbo, do indivíduo grosseiro e conflituoso, de fato de treino e boné, com uma lata de cerveja numa mão e um cigarro na outra.
O que se passa com a Grã-Bretanha, modelo de respeito pela lei, pela politeness, veneradora das suas vetustas instituições e do seu passado?
Onde está a Velha Albion de Peel, Disraeli, Melbourne e Churchill? Possivelmente enclausurada nas paredes de um club, numa das derradeiras residências senhoriais ainda não transformadas em hotéis para russos e americanos milionários ou algures numa aldeia perdida no countryside, a definhar, nostálgica e desiludida, entretida a ler Kipling ao som da música de Elgar.

Sem comentários: