terça-feira, 12 de julho de 2011

Um post politicamente incorrecto

Nos últimos dias parece ter-se tornado um imperativo patriótico zurzir as agências de rating, em particular a Moody's. Admito que estas estejam a prejudicar deliberadamente o Euro para benefício de alguns clientes e, sobretudo, para proteger o dólar o que, a ser verdade, configura um crime de fraude que terá que ser punido. Mas é preciso prová-lo.
O que não carece de prova é a grave situação das finanças públicas e da economia portuguesas. Factos são factos: só entre Janeiro e Maio a despesa aumentou 13 mil milhões de euros e o Banco de Portugal prevê que a economia decresça 2% este ano e 1,8% em 2012, sendo que o nosso país será o único no mundo em recessão no próximo ano. Acresce que a única medida de fundo até agora anunciada pelo novo Governo foi o imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal, um mau sinal, pois, ao invés de começar por atacar a despesa, o Executivo apressou-se a recorrer à forma mais fácil - mas também a mais danosa - de atacar a dívida, ou seja, aumentar a receita através do fisco.
Não quero desculpar as agências de rating, sobre as quais tenho sérias reservas, mas, em face destes desastrosos indicadores, que servem de base às suas análises, não é de espantar que revejam em baixa a nossa classificação. Por isso, mais do que nos queixarmos delas, temos que começar a arrumar a casa. Só assim poderemos dar uma bofetada com luva de pelica nas fuças da Moody's.

Sem comentários: