quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Acerca dos feriados



A decisão do Governo de suprimir os feriados de 5 de Outubro e 1 de Dezembro parece ser a mais razoável e equilibrada, evitando querelas sectárias. Ao optar por retirar o estatuto de feriado a estas duas datas históricas, monárquicos e republicanos são tratados por igual, pois se para os primeiros o dia 5 de Outubro é, por razões óbvias, um dia festivo, o 1 de Dezembro, evocando embora a data da restauração da independência - um evento transversal que poderá ser comemorado por todos -tornou-se, com o tempo, no dia em que os monárquicos prestam homenagem à instituição real e à dinastia então fundada.
A supressão do 25 de Abril seria mais problemática, pois é a data tida como fundadora do actual regime ( embora o 25 de Novembro me parecesse um dia mais adequado para tal comemoração, mas isso digo eu, assumido "reaccionário" ), mas também porque está mais próxima temporalmente, fazendo ainda parte da memória colectiva, o que não sucede com os feriados referidos acima, que a fraca consciência histórica dos portugueses ( e, no caso do 5 de Outubro, por nunca ter tido forte adesão popular, ou não fosse o militantismo republicano um fenómeno muito localizado geográfica e sociologicamente ) acabou por condenar à irrelevância das cerimónias oficiais.
Acresce que a supressão deste feriado geraria a proverbial berraria da esquerda, a chamar fascista a toda a gente, ao ver-se privada da sua festividade dilecta, na qual evoca o socialismo que ( felizmente ) não houve, ainda por cima por iniciativa de um governo de direita, berraria que o fim do 1º de Maio suscitaria também. No caso deste último, há ainda que ter em conta que é um feriado internacional, comemorado em numerosos países. Assim, parece inevitável que se mantenham, a bem dos nossos tímpanos.
No que ao 10 de Junho diz respeito, creio que é um feriado a manter, pois é o dia nacional, festividade observada na generalidade dos países.
Resta o Carnaval. Confesso que não simpatizo com a quadra, mas num país em "estado de circo" possivelmente faz sentido não deixar passar a data em branco.

Sem comentários: