terça-feira, 31 de março de 2009

Incompreensível


O silêncio do Chefe de Estado começa a ferir-me os tímpanos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

As perguntas de Mário Crespo


Aqui

História de amor


Confesso-me surpreendido com a história do Rui ( que conheço há muitos anos ), que se lançou numa busca por alguém que, embora ausente, continua a amar. Resolveu-se a espalhar cartazes pela cidade de Lisboa, apelando ao regresso do seu amor, e criou um blogue - www.pedro-procura-ines.blogspot.com - , no qual expressa os sentimentos que nutre por essa pessoa tão especial para ele. Qual a razão da minha surpresa? Muito simples: julguei que já não se amava assim.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Handelmania



Comemorando um duplo aniversário - o 30º aniversário da orquestra Il Complesso Barocco, e a passagem dos 250 anos da morte de Handel - a Virgin Classics editou um coffret com seis óperas deste compositor interpretadas pela formação fundada por Alan Curtis, a saber: Admeto, Arminio, Deidamia, Fernando ( apresentada em São Carlos, em 2005, com o título Dionisio Re di Portogallo ), Radamisto e Rodrigo.
Now, the best part... o coffret está à venda por menos de 40 Euros.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Faramondo


Uma excelente versão desta belíssima ópera de Handel, dirigida por Diego Fasolis. Todos os intérptetes desempenham talentosamente os seus papéis, mas não posso deixar de destacar Max Emanuel Cencic. Uma pequena amostra aqui

sexta-feira, 20 de março de 2009

O Lopes azul


A ERC enviou à TVI uma nota dando conta da recepção de várias queixas contra o Jornal Nacional das sextas-feiras, apresentado por Manuela Moura Guedes. Muito estranho. Tanto quanto sei, é dever da entidade reguladora analisar as queixas que lhe chegam às mãos e somente no caso de as considerar pertinentes, advertir o canal de televisão sobre as irregularidades que tenha cometido. Não me parece, pois, correcto que faça avisos de carácter preventivo sobre a existência de reclamações que não sabe ainda se são procedentes. Em suma, este comunicado é não mais que uma tentativa de pressão sobre a TVI, ou, falando claramente, um acto de censura.

Bem prega frei Tomás

José Sócrates diz que os bancos europeus têm de deixar de trabalhar com paraísos fiscais

Não é porventura este o mesmo José Sócrates que comprou um apartamento através de uma offshore?

quinta-feira, 19 de março de 2009

Vexata quaestio... ou talvez não



Mais uma vez estalou a polémica sobre a posição da Igreja Católica em relação ao uso do preservativo no combate à SIDA, desta feita a respeito das declarações do Papa Bento XVI na sua viagem por África. Disse o Santo Padre que o preservativo não é a melhor forma de combater a contaminação com o vírus, o que imediatamente gerou o habitual coro de protestos. Todavia, o que se poderia esperar que dissesse? Como chefe da Igreja, o Papa não poderia deixar de defender a moral sexual católica - que obriga à fidelidade conjugal e à abstinência - , como a melhor forma de evitar o contágio. Com efeito, se todos vivessem a sexualidade de acordo com as prescrições da doutrina, as hipóteses de contágio seriam substantivamente menores. Isto parece óbvio.
É evidente que em caso de comportamento sexual promíscuo - à luz da moral cristã - é recomendável o uso do preservativo, atitude elementarmente sensata. Mas não creio que caiba ao Papa dizê-lo, pois não é sua missão dar conselhos sobre como prevaricar em segurança, o que pressuporia uma atitude contemporizadora, mas apelar aos fiéis que respeitem os deveres morais a que estão obrigados.

Agora a sério...



Ária da Rainha da Noite, na interpretação de Edda Moser, aqui

Uma inesquecível interpretação


Ária da Rainha da Noite na peculiar voz de Florence Foster Jenkins, aqui

segunda-feira, 16 de março de 2009

Apitão II


Contra o encerramento do Bairro às duas, apitar, apitar! Dia 29 de Março, à 1 da manhã. Mais informações em www.bairroenosso.blogspot.com

Welcome!


"A beleza é uma convidada sempre bem recebida"
Goethe

sábado, 14 de março de 2009

Quality time


Acredito que esta intepretação de Ewa Podles de Cornelia, no Giulio Cesare, de Haendel, não será do agrado de todos, sobretudo porque a cantora parece ter demasiada voz para uma ária que não exige extremos recursos vocais. Porém, acho que Podles está muitíssimo bem e recomendo vivamente a dispensa de meros sete minutos para a ouvir.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Romanov



Foram, finalmente, identificados os restos mortais do príncipe Alexei e de uma das suas irmãs ( Maria ou Anastasia ), chacinados juntamente com os seus pais, as suas três irmãs e vários dos seus criados em 1918, às mãos dos algozes comunistas, que ceifariam a vida de milhões em nome dos amanhãs que cantam. Que lhes seja dada, enfim, a sepultura cristã que durante tantos anos lhes foi negada.

O Governo PS faz quatro anos

quarta-feira, 11 de março de 2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

Angústia presidencial


Cavaco Silva admite estar “preocupado e triste” com situação do país

Ou muito me engano ou o Presidente da República recebeu más notícias na Alemanha

I had enough! Vou pedir asilo ao Príncipe Alberto!*



* Post escrito sob o efeito da entrevista a Medina Carreira

sábado, 7 de março de 2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

Lisboa tem estado em boas mãos, não haja dúvida


Segundo dados revelados recentemente pela autarquia, a Câmara de Lisboa gastou entre 1997 e 2007 um total de 1.135 milhões de euros em políticas de habitação e reabilitação.

Contudo, entre 1991 e 2001 perdeu 100.000 habitantes, e o INE estima que Lisboa continua em perda numa média de 10 mil habitantes/ano.

A visitar



Está patente até 30 de Abril, na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, uma exposição de objectos pessoais pertencentes à Rainha D. Amélia, reunidos ao longo de anos por Rémi Fénérol. Através destes pedaços de memória, é possível acompanhar o percurso da soberana ao longo das mais de quatro décadas de um novo exílio a que as contigências políticas do seu país de adopção a obrigou. Novo exílio, pois foi na condição de exilada que veio ao mundo, em 1865, em Inglaterra, onde o conde de Paris, seu pai, procurara refúgio, após a ascensão de Napoleão III. É pois a história do resto da vida de D. Amélia de Orléans, que nasceu longe da pátria de que foi Princesa e morreu longe da pátria de que foi Rainha, que esta exposição narra.

terça-feira, 3 de março de 2009

Pergunta aos politólogos

Parece que o assassinato de Nino Vieira não é considerado um golpe de Estado. Como lhe chamar então? Uma substituição não-voluntária da chefia de Estado?

segunda-feira, 2 de março de 2009

Adivinhem quem vai pagar


FC Porto, Benfica e Sporting somam prejuízo de 13 milhões de euros em seis meses

Ou muito me engano ou o Governo já tem um bailout na calha para salvar os "três grandes"

Amor é...

domingo, 1 de março de 2009

Recomendação para um domingo de aguaceiros

Isto não é a América Latina

Hugo Chávez ordenou ao exército que ocupasse as empresas produtoras de arroz por estas não cumprirem o tabelamento de preços ordenado pelo Governo. Está assim aberto o caminho para mais uma vaga de nacionalizações na Venezuela.
Em Portugal é tudo muito diferente, mais subtil e sofisticado. Não se manda a tropa para as empresas, coisa muito latino-americana. Manda-se a Caixa Geral de Depósitos e os seus engravatados administradores, o que dá à intervenção estatal na economia um ar mais civilizado. Por cá também se vai nacionalizando, mas com classe.